sexta-feira, 25 de julho de 2008

Cuidar de si

Fui fazer uma visitinha na Ana e ela me inspirou... vou tentar unir útil ao agradável. Já que ando com os neurônios em êxtase de tanto estudar, hoje vou escrever sobre um trabalho interessante desenvolvido por Foucault. Foucault foi um grande filósofo francês, que escreveu alguns trabalhos muito interessantes sobre a sociedade, o poder, a sexualidade e a loucura.

Um texto bastante interessante de Foucault chama-se As técnicas de si, onde ele analisa como práticas e ações sobre si mesmo tomaram corpo naquilo que entendemos por cuidado de si na atualidade. As técnicas de si permitem aos indivíduos realizarem sozinhos ou com a ajuda de outros, “um certo número de operações sobre seus corpos e suas almas, seus pensamentos, suas condutas, seus modos de ser; de transformarem-se a fim de atender um certo estado de felicidade, de pureza, de sabedoria, de perfeição ou de mortalidade” (Foucault, 1982).

Em outras palavras, trata-se de se policiar, de controlar seus atos, pensamentos, ações e o próprio corpo, com o intuito de tornar-se um individuo melhor, mais feliz, mais justo, mais belo. Isso acontece diariamente em nossas vidas e sequer nos damos conta. Quando temos o impulso de beijar alguém, mas não fazemos, quando queremos atacar um pedaço bolo e a consciência nos lembra o quanto teremos que malhar para perder aquelas calorias, quando nos forçamos a levantar mesmo que o corpo deseje uns minutinhos a mais, são todos exemplos de autocontrole, adquiridos com as técnicas de si. Mas existem outras técnicas ainda mais rebuscadas de exercer o controle sobre si mesmo.

As técnicas de si foram aprimoradas pela filosofia cristã, que apropriou-se de algumas táticas para melhor se inscrever nas condutas morais de seus seguidores. E desta tradição, algumas ainda persistem em nossos dias.

A análise de consciência, a escrita de si (como um diário ou um blog), a confissão, e as conversas íntimas (com uma amiga ou namorado), todas são formas de pensarmos o que fazemos, nossas práticas e condutas, e avaliar se estamos no caminho certo, ou se agimos errado, como se estivéssemos em falta com alguma coisa. Herança cristã.

Segundo Foucault, os gregos praticavam as técnicas de si de outra forma, a partir do princípio “conhece-te a ti mesmo”. Cuidar de si não seria apenas regrar as práticas e a conduta, mas sim uma missão para a vida toda, para elevar-se quanto ser humano, se tornar um sujeito interessante, bom, sábio, e feliz.

Este detalhe faz toda a diferença: significa não se sentir culpado por fazer algo que lhe faz bem, simplesmente porque outras pessoas dizem que não pode; significa você próprio ser capaz de fazer a análise sobre a sua vida, e mesmo que ouça conselhos, saber agir por conta própria, arcando com as conseqüências de um ato condenado pelos outros.

Tomar conta de si, preocupar-se e cuidar de si, segundo o princípio grego é na verdade mediar o que você quer, ponderamente, considerando aquilo que os outros esperam ou pensam. Você pode até aceitar um conselho, ouvir o que os outros têm a dizer, até porque muitas vezes quem está de fora enxerga coisas que quem está envolvido no processo não percebe. Mas a palavra final é sua. Essa é a essência do pensamento grego, e me parece que uma prática que precisa urgentemente ser adotada nos dias atuais. Afinal cuidar da própria vida está em falta – ô povo pra gostar de cuidar da vida dos outros! Vamos buscar o que queremos para nós mesmos em vez de ficar julgando os outros?

Saiba mais sobre Foucault aqui.

Um comentário:

.ana disse...

Maíra!!! simplesmente perfeito!!
aliás, esse trecho é minha cara:

"significa não se sentir culpado por fazer algo que lhe faz bem, simplesmente porque outras pessoas dizem que não pode; significa você próprio ser capaz de fazer a análise sobre a sua vida, e mesmo que ouça conselhos, saber agir por conta própria, arcando com as conseqüências de um ato condenado pelos outros"

me identifiquei muito com o que escreveste. eu tenho feito exatamente isso há mt tempo: analisar td muito bem, observar a conduta dos outros, os conselhos, mas seguir o que EU quero, sabendo as conseqüências disso.

e como disse um amigo meu, vamos adotar a campanha pela vida.
CAMPANHA PELA VIDA!
Cada um cuida da sua!!!

hahahhahah

ameeeeeeeeiiiiiiiiiiii!